03 agosto 2008

A Biomassa de atum vermelho diminuiu 80% nos últimos 20 anos e está na altura de fazer qualquer coisa pela preservação da espécie.

Captura anual ascende a 50.000 toneladas, o dobro da quantidade sustentável.

O atum vermelho, um dos peixes de maior valor comercial, está em um sério risco de extinção devido às práticas agressivas de pesca no Atlântico, segundo um estudo científico publicado na revista britânica "Nature".
O atum vermelho ou de barbatana azul (Thunnus thynnus) é o maior dos atuns e também um dos pescados pois pode chegar a medir três metros e pesar 700 quilos. Trata-se de um dos peixes com maior valor comercial. No Japão, um dos países que mais o consome, um bom exemplar pode custar 75.000 euros.

[O atum está no topo da cadeia trófica, por isso, o seu desaparecimento pode ter consequências drásticas para os oceanos. Esta espécie tem um efeito regulador das outras espécies no ecossistema marinho. O atum é uma espécie considerada vulnerável à exploração pesqueira, porque demora em media 4 anos para atingir a maturidade reprodutiva].

1 Comment:

  1. nUnO said...
    Após ler este texto, ficará a pensar no que pode fazer para salvar o atum da extinção É muito simples...da próxima vez que fizer uma lista de compras em que inclua o atum em conserva...risque.o! Parar de comer atum em conserva, vai fazer com que pare a pesca excessiva! Se quiser obter mais informações pode sempre consultar o seguinte site: http://www.greenpeace.org/portugal/lista-vermelha

    Aqui fica a informação adicional necessária...

    Cumprimentos a todos e parabens pelo blogue...está GREAT! =)

Post a Comment