10 agosto 2008
Afinal os cães são mais amigos do Homem do que aquilo que pensávamos, ora vejamos.
Michael McCulloch co-fundador da Pine Street Foundation que é um instituído de pesquisa dedicado á procura de meios alternativos para o tratamento do cancro como terapias experimentais, juntamente com Dr. James Walkerm pessoa que provou que o faro do cão é 10 000 vezes mais poderoso que do ser humano, obtiveram resultados brilhantes na detecção de cancro do pulmão e da mama com apenas o faro do cão.
Com um Poddle do Canada juntamente com o sei treinador começaram a preparar o cão McCulloch, pediu aos seus pacientes que expirassem profundamente para tubos com algodão embebido em polipropileno.
Kirk Turner treinador de Shing Ling começou por dar a este fracos para ele cheirar e aqueles que continham respiração de um paciente com cancro Kirk dava uma guloseima a Shing Ling.
Depois de muitos testes começaram a reparar que o cão tornou-se num autentico detector de cancro com uma taxa de 99% de sucesso.
A comunidade cientifica riu-se destes resultados, até dizendo "Não é possível obter 100% de certeza como resultado, principalmente vindo de um cão".
McCulloch para provar que não era aquele cão que tinha um faro excepitional mas sim que é possível com qualquer outro, ele arranjou cães Lavradores Retrievers dois deles portugueses, o estudo aconteceu em 2003 com 12,295 odores todos catalogados e gravados em vídeo, os cães tiveram uma taxa de sucesso fenomenal, foram treinados de forma quando detectassem o odor a cancro eles se sentavam ou se deitavam. Para cancro nos pulmões eles acertaram 564 vezes errando 10 vezes. Da respiração de pacientes saudáveis eles sentaram-se 4 vezes e não se sentaram 708.
De outros factores do estudo conclui-se que a taxa de sucesso era mais uma vez de 99%.
No relatório final McCulloch escreveu que a importância no estudo e que qualquer cão vulgar sem nenhuma experiência anterior neste aspecto conseguia detectar com sucesso usando somente amostras da respiração de doentes com cancro no pulmão e da mama, não querendo dizer que este seria o único método no futuro para a detecção de esta terrível doença porque o cancro e muito mais complexo do que se possa imaginar, mas que seria uma ferramenta e um método eficiente.
Se a realidade é esta porque rir e virar as costas a esta oportunidade ?
Alguns links sobre este assunto:
BBC
Scienceline
A maior parte das respostas provém da Natureza...por isso aproveitem-nas!