10 agosto 2008

Lisboa, 21 Mar (Lusa) - A superfície florestal mundial está a desaparecer a um ritmo equivalente a 40 mil campos de futebol por dia, segundo as conclusões de um relatório da organização ecologista WWF, publicado hoje, Dia Mundial da Floresta.

De acordo com o relatório da World Wildlife Fund (WWF), citado pelo diário espanhol 'El Mundo', a floresta ocupa actualmente uma superfície de 3.866 milhões de hectares, cerca de metade do espaço que ocupava há oito mil anos.

Só na última década desapareceram quase 94 milhões de hectares de floresta, o equivalente a 5,6 milhões de campos de futebol por ano.

O abate ilegal de árvores e a desflorestação para cultivo agrícola são os principais responsáveis por estes números, a par dos incêndios.

Actualmente, só um quinto da superfície florestal está num estado considerado de "conservação favorável", adianta ainda o relatório.
JPB.

2 Comments:

  1. nUnO said...
    Este relatório é um alerta bastante sério, mas queria ainda acrescentar algumas coisas...

    Com a desflorestação, as alterações climáticas tornam-se mais acentuadas...ao ocorrer a desflorestação o solo fica mais sensivel a processos erosivos (promovidos pelo vento, chuva...) e consequentemente fica mais pobre em termos de biodiversidade (pois tanto plantas, como animais, necessitam de sombra). Além disso, as àrvores promovem um abaixamento da temperatura global, visto que libertam vapor de água, além de utilizarem o CO2, um dos gases responsaveis pelo efeito de estufa, permitindo que acentue o processo!

    O planeta ficará inabitável, se nao fizermos nada para parar esta situação...nós dependemos da Natureza, portanto respeitem-na!
    PP said...
    Sim senhor gosto de ver que temos um leitor assiduo e também com uma sensibilidade para os aspectos ambientais.
    Continua assim :)

Post a Comment